Ata da reunião de março

(Por Sueli Borges)


A reunião ocorreu no Instituto Acesso, com as boas vindas de Dona Helisa. Realizamos a dinâmica da Casa do Zé para lembrar a todos que estamos ali saindo de nosso individualismo e nos dispondo ao trabalho pelo coletivo, pela cidade e comunidade de São Sebastião. Sueli AGEFIS coordenou os trabalhos dando aos presentes a liberdade de apresentar informes relativos às instituições que representam.

1 - Evento Domingo no Parque, Isaac do Coletivo Super Nova convidou a todos para o evento que se realizará no dia 15/03/2015, a partir 14 horas, no Parque Ambiental do Bosque;

2_ Reunião do Fórum de Entidades, Margoth do Instituto Congonya convidou a todos para a reunião que se realizará na sede do Congonya, no dia 28/03/2015, às 09 horas;

3 – Conselho de Meio Ambiente – CODEMA, Wilson, convidou a todos para reunião no Centro Educacional São Francisco, dia 05/03/2015, às 15 horas, para tratar do CODEMA;

4- Curso de Informática, Instituto Acesso informou a todos que está com inscrições abertas para todas as idades;

5- Noite Cultural, Instituto Acesso convida a todos para seu evento que se realizará no próximo sábado 07/03/2015, a partir das 19 horas, na sede do Instituto, Rua da Golfinho;

6- Educação Ambiental, Ação social do Planalto divulgou parceria com AGEFIS para educação das crianças e adolescentes atendidos pela ASP sobre o tema Combate à Poluição Visual, Sueli da AGEFIS informou que o projeto está disponível para atender a qualquer instituição social interessada;
Com a presença do chefe de Gabinete da Administração Regional de São Sebastião, Keves Diogo, do Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Júnior Carvalho, e da representante da AGEFIS/ Superintendência de Limpeza Urbana, Sueli Borges, discutiu-se a problemática da poluição visual causada pelo excesso de exposição de faixas de propaganda em São Sebastião. Definiu-se pela realização conjunta de reunião para analisar possibilidades de definição de área para disposição de faixas ou de outros meios de propaganda que atinjam o mesmo objetivo, iniciar planejamento de meio de autorização para tal disposição e planejar ações de educação dos comerciantes locais. A Administração Regional se responsabilizou por organizar tal reunião e convidar outros membros interessados Sueli Borges tel.: 94181417, Júnior Carvalho ACISS, Natanry Osório tel.: 92050907, porém, Keves informou sobre a dificuldade que a Administração tem hoje para realizar processos de licenciamento, pelo fato de ter recebido a Administração com centenas de processos de licenciamento de atividades comerciais acumulados. Por favor, Keves, disponibilize no grupo da rede data, local e horário da reunião para ciência de outros membros interessados.
Júnior Carvalho distribuiu exemplares do Catálogo Comercial de São Sebastião confeccionado pela ACISS e Margoth do Instituto Congonaya solicitou que tal instituição oferecesse meios das Instituições Sociais poderem divulgar seus dados em tal catálogo.

7 – Projeto Sonho e Realidade, Natanry presidente da Ação Social do Planalto – ASP informou que a instituição ofertará Oficina de preparação de mulheres para o mercado de trabalho hoteleiro, com duração de 6 meses, 3 horas aula por mês;

8- Oficina de Manequim, Natanry presidente da Ação Social do Planalto – ASP informou que a instituição ofertará Oficina de Manequim;

9- Bom de Bola Craque na Escola – Major Henrique representando o Tenente Coronel Lúcio Cesar, divulgou evento do projeto social da PMDF em São Sebastião, que se realizará no próximo sábado, 07/03/2015, a partir das 09 horas, no 21 º Batalhão de Polícia Militar de São Sebastião;

10 – Matrículas do Centro Olímpico – Coordenador do Centro Olímpico informou que do dia 10 a 13 de março estarão realizando a renovação de matrículas e que novas vagas serão ofertadas a partir do dia 31/03, com vagas ofertadas para faixa etária a partir de 4 anos.

11- Centro Olímpico aberto em finais de semana – o Centro Olímpico se transforma em espaço de convivência comunitária aos sábados e domingos, no período de 09 às 16 horas, para atividades físicas não orientadas;
Houve questionamentos sobre a não liberação das piscinas, em que foi esclarecido pelos representantes do Centro Olímpico que não existe possibilidade de exames médicos durante os finais de semana e que a utilização das piscinas no fim de semana prejudicaria as aulas durante a semana por dificuldades de higienização das piscinas.
Senhor Wilson informou à equipe do Centro Olímpico que a ida da equipe do Posto de Saúde da Família do Morro Azul, para as instalações do Centro ,teve como objetivo atender as demandas em relação à atestados médicos dos alunos;
Foi questionado a falta de espaço para a realização de palestras para a comunidade que é atendida por tal PSF, onde foi informado que a ida do PSF para lá também teve como objetivo a realização de palestras relacionadas à saúde para comunidade e alunos conjuntamente, utilizando o espaço físico do ginásio coberto.
Diante das questões expostas concluiu-se pela necessidade de reunião com a Coordenação de Saúde de São Sebastião para dirimir dúvidas e expor demandas. Por favor, equipe do Centro Olímpico entre em contato com CRS São Sebastião Danilo Telefone: 33353687, 81547187 ou Akalenni 92758592 e marque reunião conjunta com equipe do PSF Morro Azul; envie data e horário da reunião para que outros membros da rede que tem conhecimento do processo, Senhor Wilson, possam comparecer;

12- Apresentação de Instituições Sociais de São Sebastião para Embaixadores, Waldir Cordeiro da Governadoria do GDF, informou que foi criada comissão para apresentar aos embaixadores projetos sociais que possam ser financiados por suas embaixadas. Informou que a comissão realizará um dia de visita em instituições de São Sebastião. Interessados podem encaminhar solicitação para o e-mail: waldir.cordeiro@buriti.df.gov.br.

Sueli da AGEFIS lembrou que foi confeccionado o catálogo de instituições sociais de São Sebastião e que nele constam mais de 70 instituições que um dia de visitas não proporcionaria a apresentação de todos os projetos interessados, se comprometeu a disponibilizar para Waldir Cordeiro o catálogo em questão. Foi proposto então a realização de um seminário com todas as instituições onde todos poderiam se apresentar e participar do processo.

13- Capacitação para Mulheres – IFB divulgou o Projeto Mulheres Mil, qualificação de mulheres com a oferta de cursos a serem definidos pela comunidade. Representantes do CRASS solicitaram a oferta de cursos no horário diurno para possibilitar a participação de mães no horário em que seus filhos estão na escola. A representante do IFB informou que a dificuldade para tal está na falta da sede própria com atividades sendo realizadas nas dependências da Escola Classe Miguel Arcanjo. E que a inauguração da sede está prevista pra junho, sem garantias.

14- Adolescentes produzem cartilhas – Projeto Vida, Padre Gailhac, divulgou suas atividades e informou que os adolescentes estão confeccionando cartilhas educativas e disponibilizou exemplares para conhecimento dos membros da rede;


15 – Inscrições Abertas para Educador Social - Coordenação Regional de Educação divulgou processo de inscrição para voluntariado, que está em realização na sede da CRE de São Sebastião, até o dia 06 de março, para 4 horas de trabalho por dia com auxílio para alimentação e transporte no valor de R$25,00/dia trabalhado;

16 – Apresentação da Administração Regional – Keves Diogo, chefe de gabinete da Administração Regional de São Sebastião, apresentou-se, informou que a administração está em processo de reestruturação, que recebeu o maquinário danificado, porém em parceria com a Governadoria e NOVACAP está realizando vários trabalhos na cidade. O processo de conserto do maquinário já está em andamento. Informou que a ouvidoria já está a disposição para receber demandas da comunidade.
Senhor Wilson solicitou que o Comitê de Transporte venha a ser revitalizado. Keves informou que já está definindo o resgate do comitê em conjunto com o DFTRANS.
Isaac solicitou informações sobre a publicização de datas e horários das reuniões. Keves solicitou auxílio da Rede e do Fórum de Entidades para que o processo de divulgação ocorra com efetividade.
Waldir Cordeiro declarou que o governo está aberto ao trabalho em rede e que vai solicitar aos Administradores que criem redes onde elas não existem. Explicou que será realizado o regimento interno das Administrações Regionais;

17 - Creche da Vila do Boa em Funcionamento – Membros da Creche Santa Rita, inaugurada na Vila do Boa, informaram que já estão em funcionamento atendendo 25 crianças, porém com uma demanda reprimida de mais de 300 crianças. Informaram que apresentam dificuldades para o pagamento de servidores e despesas o que impede a ampliação do atendimento. Estão abertos ao auxílio de todos;

18 – Doutora Lígia da área rural de Nova Betânia – solicitou acesso aos projetos sociais na área rural e perguntou à Administração Regional sobre ações para a área rural.
Keves informou que existe um setor responsável pela área rural na Administração. A doutora apresentou a demanda de áreas para atendimento ou a necessidade de melhoria do transporte público para o atendimento da comunidade rural. Informou que a equipe volante atua apenas duas vezes por semana e que não tem condição de atender a demanda reprimida;

19 – Solicitação de melhoria do transporte para UISS – Mafa representante da UISS, também solicitou transporte para garantir a visita de familiares dos internos.
Sueli solicitou informações por parte da UISS sobre o atendimento médico odontológico discutido na reunião anterior da rede. Lembrou que foram discutidas duas saídas para o atendimento odontológico: disponibilização de odontólogo pela própria CRS de São Sebastião (proposta do Coordenador da CRS Danilo) ou parceria com professores de odontologia da UnB/atendimento HUB (disponibilizado contato de Áurea, tel.: 86376009, para intermediação). Solicitou que a UISS mantivesse a rede informada sobre a situação.

20 – Oferta de Cursos do PRONATEC – CRE informou que estão em contato com Conselho Tutelar para concretizar a oferta de cursos do PRONATEC, negociação em andamento.
Maria Auxiliadora, Conselho Tutelar, informou que o PRONATEC oferecerá quatro cursos em finais de semana, para adolescentes e adultos, a partir de 15 anos de idade. Profissionalização: técnico de enfermagem, saúde bucal, técnico de análises laboratoriais, técnico em nutrição, técnico em segurança do trabalho. Previsão de início já neste semestre;

21 – Waldir Cordeiro da governadoria chamou a atenção sobre o quadro crítico da cidade em relação à invasões, lixo e entulho.
Sueli da AGEFIS informou que estão sendo planejadas operações fiscais de controle do processo de invasões no mesmo modelo da que está ocorrendo neste momento no condomínio Sol Nascente de Ceilândia e que o processo é moroso por falta de recursos humanos e equipamentos na AGEFIS. Em relação aos resíduos sólidos informou que o Vice Governador assumiu pessoalmente a Política de Resíduos Sólidos do DF e que tal política deverá ser implementada obrigatoriamente este ano sob pena da sua não implantação impedir repasse de verbas do governo federal, determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/2010.
Informou que o planejamento tem sido no sentido de transformar as áreas de deposição de entulho das cidades em áreas de convivência. E que serão definidos pontos de entrega voluntária de material reciclável e áreas de transbordo temporário onde serão entregues até 1m³ de entulho, podagem e volumosos (sofás, móveis, sucatas descartados). Este projeto vem sendo articulado com SLU, NOVACAP, AGEFIS, SEMARH, IBRAM. E outras secretarias que oferecerão atividades nos pontos de convivência criados.
Keves, informou sobre a necessidade de viabilização econômica dos catadores, em especial da Associação ECOLIMPO de catadores locais. Sueli solicitou do CRASS informações sobre o processo de cadastramento e capacitação dos catadores, sobre a bolsa catador e sobre a lista de cooperativas destinada ao processo de implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, determinada no Decreto nº 35.817, de 16 de setembro de 2014, cuja concretização auxiliará na implementação das ações relativas à Lei nº5.446, de 12 de janeiro de 2015.
Luciana Leão, CRASSS informou que existe um setor específico na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social – SEDHS, para tratar do assunto e que pode enviar memorando com a legislação para solicitar informações a respeito.
Sueli se responsabilizou por encaminhar tal legislação para viabilizar a consulta e informou que a SEDHS é o órgão responsável por viabilizar o projeto Pró-Catador do Governo Federal, e que este prevê financiamento para equipamentos, infraestrutura e capacitação das cooperativas.

22 – Administração promove ações de combate à Dengue, Keves, chefe de gabinete, informou que a Administração está empenhada na campanha de combate à dengue e que uma das ações implementadas é a pintura de muros de escolas em parceria com o Instituto Metamorfose. Estão sendo pintadas imagens que induzem a comunidade ao combate da proliferação do mosquito.

Encerramos a reunião parabenizando o Chefe de Gabinete da Administração Regional de São Sebastião, Keves Diogo Fernandes, por participar efetivamente do início ao fim da reunião, com respostas e proposições. Algo inédito em nossa rede. Os membros solicitam a manutenção da presença e se disponibilizaram a encaminhar demandas para que a Administração possa atuar com efetividade e auxiliar no que for possível na solução dos problemas locais.

A Ação Social do Planalto – ASP se ofereceu para sediar a reunião do mês de março e a PROMOVIDA se ofereceu para sediar a reunião do mês de abril. Convite será confeccionado e enviado ao grupo pela equipe da SEMA/MPDFT que por intermédio de Ana Nogueira tem com excelência auxiliado na divulgação das atividades da Rede. Fica o nosso reconhecimento e agradecimento."

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